Etanol: Abastecimento

O mercado de etanol não é mais o mesmo: novos fatores dificultam análises e projeções


NovaCana - 30 out 2017 - 11:09
Martinho Ono, ao centro: "ficou muito difícil fazer um cenário de carregamento de estoque para vender com margem na entressafra”

“Se alguém, no passado, dizia que era difícil trabalhar com etanol, eu acho que ficou bem mais difícil agora”. Uma frase como essa – dita pelo CEO da SCA Trading, Martinho Ono, durante a NovaCana Ethanol Conference 2017 – evidencia o momento de transformações pelo qual o setor de etanol está passando. O mercado doméstico, ao longo dos últimos meses, ficou muito mais suscetível a influências externas, especialmente devido às mudanças na política de preço da Petrobras e na forma como a estatal está suprindo as distribuidoras.

De acordo com Ono, até a safra passada, o mercado de etanol dependia de seis fatores principais: o tamanho da safra de cana-de-açúcar; o mix de produção das usinas; a taxa de crescimento do Ciclo Otto; a relação de oferta e procura; o valor praticado nas bombas dos postos, especialmente considerando a paridade energética comercialmente estabelecida em 70%; e o preço da gasolina praticado pela Petrobras, que normalmente recebia ajustes anuais. Além disso, a dinâmica também envolvia as flutuações provocadas pelo ciclo produtivo da cana, com preços mais baixos, mais oferta e mais demanda durante a safra, e, consequentemente, preços mais altos, menos oferta e menos demanda na entressafra.

“Essa era a nossa dinâmica de mercado até o ano passado. Neste ano, isso mudou completamente”, declara.

A reportagem a seguir explora a nova dinâmica do mercado. E mais:

- Os fatores que os estrategistas e consultores das companhias não costumavam acompanhar mas agora precisam ficar atentos

- Mercado spot para a gasolina

- Sazonalidade do mercado internacional

- Carregamento de estoque

- Projeção de preço para o etanol até fevereiro

- Os efeitos da taxa de importação


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR