BASF
Etanol: Abastecimento

Fluxo de etanol no Brasil: usinas » distribuidoras » consumidores [Mapa animado]

novaCana.com - 24 jan 2017 - 10:00

Regulada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a movimentação de etanol pelo território brasileiro tem muito a dizer sobre o setor. Ela indica não apenas que estados estão produzindo além de suas necessidades, mas traça um panorama logístico e comercial que envolve, entre outros fatores, valores cobrados pelas usinas, impostos, custos de frete e a relação com o preço da gasolina.

Além disso, em uma análise mês a mês, também é possível perceber impactos climáticos, econômicos e sazonais que afetam cada local – tanto de origem quanto de destino do combustível. Ou seja, observar o fluxo de etanol evidencia as dinâmicas do setor e ajuda na compreensão de possíveis impactos aos negócios.

De acordo com a ANP, as informações coletadas auxiliam o mercado e os órgãos governamentais a tomar decisões. Além disso, por meio deles, a agência verifica o cumprimento das obrigações previstas em seus instrumentos regulatórios, como as exigências de estoque e os limites para contratação, uma vez que ambos são baseados nos volumes comercializados pelas empresas.

“O acompanhamento da movimentação inibe práticas anticompetitivas e/ou ilegais, criando um ambiente propício para o crescimento do setor”, garante a agência regulatória em entrevista exclusiva ao novaCana.

Juntas, as informações de compra e venda formam o mapa da movimentação de etanol, transformado em um recurso visual pela equipe do novaCana.com.

Os dados apresentados aqui foram baseados no monitoramento da ANP envolvendo usinas, distribuidoras, refinadores, operadores de dutos e terminais, transportadores revendedores retalhistas (TRRs), revendedores e outros agentes.

Em destaque

Atualmente, os estados com maior consumo de etanol hidratado são, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Contudo é preciso observar que, sozinho, São Paulo responde por cerca de 57% da demanda nacional.

No gráfico animado acima, é possível acompanhar as dinâmicas desse mercado. Os filtros ao lado do gráfico permitem uma percepção nacional do fluxo de etanol no Brasil.

O gráfico completo, com o fluxo de movimentação de etanol em todos os Estados do Brasil, está disponível exclusivamente para assinantes. O infográfico interativo acima é um complemento aos dados do NOVACANA DATA, que apresenta informações mensais completas através de uma série de filtros dinâmicos.

Além disso, na versão completa deste texto:

- Importância do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (Simp)

- Empresas da cadeia produtiva de etanol que precisam apresentar informações

- Obrigatoriedades, multas e a possibilidade de interdição

- Dados sobre o mercado de etanol em 2016

- O processo de coleta e envio de informações sobre etanol

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail