BASF
Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol caem na primeira quinzena de novembro [21 gráficos]

Mesmo com a redução, volume de biocombustível armazenado pelas usinas do Centro-Sul segue próximo a 11 bilhões de litros


novaCana.com - 28 nov 2019 - 09:48

Pela primeira vez na safra 2019/20, as usinas de etanol do Centro-Sul divulgaram uma diminuição no volume total estocado. A queda foi registrada ao final da primeira quinzena de novembro – um momento em que muitas unidades já encerraram a produção da temporada – e está de acordo com o comportamento histórico do setor.

Ainda assim, o volume apresentado é recorde para o período, com 10,99 bilhões de litros nos tanques das unidades. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo os dados apresentados, o estoque atual é 4,62% superior em relação ao registrado no mesmo momento da safra passada – que manteve volumes elevados durante toda a temporada, mas iniciou sua “descida” um mês antes.

Além disso, a queda aconteceu em uma quinzena de elevada produção do biocombustível, com 1,3 bilhão de litros. “O mix de produção mais alcooleiro observado nesta quinzena é surpreendente se considerarmos que nas últimas quinzenas houve uma maior demanda por açúcar”, comentou o diretor técnico Antonio de Padua Rodrigues, da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

No acumulado desde abril, as usinas já produziram 30,87 bilhões de litros do biocombustível. Desta forma, o volume estocado equivale a 35,6% do total de etanol fabricado no período.

A maior parte do etanol estocado é hidratado, somando 7,25 bilhões de litros. Na comparação com a safra passada, este volume é 8,28% maior, indicando uma mudança na estratégia das unidades entre as temporadas.

Em relação ao etanol anidro, os estoques em 16 de novembro acumulavam 3,74 bilhões de litros – uma queda de 1,82% na comparação anual. Este volume, porém, representa um aumento em relação à quinzena anterior.

São Paulo

Ao contrário do que aconteceu no Centro-Sul, os estoques de etanol em São Paulo subiram na quinzena – ainda que apenas em 1 milhão de litros. Ao final da quinzena, as usinas paulistas armazenavam 6,42 bilhões de litros.

No estado, que apresenta a maior produção e o maior consumo do biocombustível, os estoques de hidratado apresentaram uma leve queda em relação ao período anterior, passando de 3,97 bilhões para 3,93 bilhões de litros. Ainda assim, o volume está 5,84% maior na comparação anual.

Já os estoques de anidro cresceram na quinzena, passando de 2,45 bilhões para 2,49 bilhões de litros. Seguindo a tendência regional, porém, o volume é 1,99% menor em relação ao registrado um ano antes.

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

novaCana.com


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR