Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol batem recorde e se aproximam de 12 bilhões de litros [21 gráficos]

Em 16 de outubro, unidades do Centro-Sul armazenavam mais de 8 bilhões de litros de hidratado


novaCana.com - 28 out 2020 - 08:09

O volume de etanol estocado pelas usinas de cana-de-açúcar do Centro-Sul atingiu um recorde na primeira quinzena de outubro. Segundo números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as unidades armazenavam 11,85 bilhões de litros no último dia 16.

Além de o volume estar 11% acima do registrado no mesmo período do ano passado, ele supera o recorde anterior de estocagem da região: os 11,07 bilhões de litros registrados em 1º de novembro de 2019.

Considerando um aumento de 409,99 milhões de litros ante a posição em 1º de outubro e uma produção de 2,06 bilhões na quinzena, conforme números da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o equivalente a 19,9% da produção quinzenal foi estocado.

“Embora a recuperação marginal das vendas presenciada em setembro se mantenha na primeira quinzena de outubro, ainda se observa um consumo consideravelmente deprimido, tanto nos valores da quinzena quanto no acumulado”, afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

Hidratado

De acordo com os dados do Mapa, a maior parte da armazenagem é de etanol hidratado, somando 8,06 bilhões de litros, 13,15% a mais que o volume visto um ano antes. Além disso, mais da metade deste montante – 4,4 bilhões – está alocada em tanques de São Paulo.

Segundo a Unica, a quantidade de hidratado comercializada no mercado interno totalizou 9,97 bilhões de litros no acumulado da safra 2020/21, o que representa uma diminuição de 22% em relação ao acumulado no mesmo período da safra anterior.

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

Anidro

Por sua vez, os estoques de anidro somavam 3,79 bilhões de litros em 16 de outubro, ficando 6,7% acima da posição registrada um ano antes. Deste total, 2,36 bilhões estavam em São Paulo, 1,7% a mais no comparativo anual.

Considerando que, em 16 de setembro, a armazenagem de etanol anidro chegou a ficar abaixo da posição vista na safra anterior, as usinas do Centro-Sul optaram por produzir uma maior quantidade do biocombustível que é misturado à gasolina.

Em setembro, especialistas de mercado ouvidos pela S&P Global Platts acreditavam que os estoques de anidro estavam “apertados”. Desta forma, para atender à demanda da região Norte-Nordeste, poderia ser necessário importar etanol dos Estados Unidos.

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

Renata Bossle – novaCana.com


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR