Etanol: Abastecimento

Consumo de etanol hidratado cresce e é recorde para fevereiro


NovaCana - 01 abr 2015 - 13:37

Se por um lado o valor pago aos produtores de etanol não correspondeu às expectativas de remuneração, a resposta do consumidor ao aumento de competitividade do biocombustível tem sido positiva. A retomada da cobrança da Cide sobre a gasolina, em vigor desde 1º de fevereiro, esquentou o mercado de etanol hidratado, concorrente direto no abastecimento dos motores flex.

Histórico do consumo de etanol hidratado em fevereiro

A comercialização de etanol hidratado em fevereiro deste ano foi a maior já registrada para o mês. Foram consumidos 1,268 bilhão de litros do renovável, volume 19,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (1,059 bilhão de litros).

Antes disso, o maior consumo de hidratado no mês de fevereiro havia sido registrado em 2009, quando foram vendidos 1,172 bilhão de litros.

Na comparação com janeiro, que registrou a comercialização de 1,251 bilhão de litros, a variação foi positiva em 1,3%.

O relatório completo com o detalhamento por estado e as vendas de anidro e gasolina C equivalente estão disponíveis na plataforma de dadosHistórico de consumo de etanol hidratado no Brasil

Nos dois primeiros meses de 2015, o consumo de etanol hidratado acumulado somou 2,519 bilhões de litros, crescimento de 16,3%, ante os 2,165 bilhões de litros vendidos no primeiro bimestre do ano passado.

Etanol hidratado X gasolina

Na comparação direta com a gasolina C (que leva 27% de etanol anidro), a participação do etanol hidratado cresceu significativamente na preferência do consumidor. Em fevereiro o biocombustível abocanhou 29% do mercado, enquanto a opção fóssil ficou com 71% das vendas.

Este percentual de 29% é o maior desde fevereiro de 2011. Um ano antes, o etanol hidratado ocupava apenas 23,5% da comercialização, enquanto a gasolina perfazia 76,4% desse mercado.

Gasolina X Etanol hidratado: a preferência do consumidor

Para acessar o relatório completo com a evolução da preferência do consumidor por estado e histórico desde 2000, acesse a plataforma de dados (exclusivo assinantes)


Anidro

Com o crescimento do hidratado, o anidro, que é consumido junto com a gasolina, perdeu espaço.
Em fevereiro, foram vendidos 777,5 milhões de litros do biocombustível desidratado, queda 9,4% na comparação em base anual. Em relação a janeiro, a venda de anidro teve queda de 19,4%.

Expectativa para março

Os dados da ANP referentes ao mercado de combustíveis em março, só saem dentro de um mês, mas a expectativa é de novo recorde, em face ao consumo registrado pela Unica na região centro-sul do país durante a primeira quinzena.

Segundo o acompanhamento da entidade, só na primeira metade de março as vendas de hidratado na região somaram 681,5 milhões de litros, aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dados completos

Os dados completos do consumo de etanol e gasolina no país, com detalhamento por estado e região, estão disponíveis aqui.

novaCana.com


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x