Etanol: Abastecimento

Consumo de etanol cresce 18,9% em 2013


NovaCana - 06 fev 2014 - 09:03

O volume de etanol vendido pelas distribuidoras autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o ano de 2013 superou a marca dos 21 bilhões, de acordo com dados fornecidos pela própria agência. O resultado representa um crescimento de 18,9% no consumo total do biocombustível, em comparação com o ano anterior, e uma recuperação do mercado, que registrava queda nas vendas desde 2010.

Cerca de 51% dos 21,158 bilhões de litros comercializados pelas distribuidoras foram de etanol hidratado, e o restante de anidro. Apesar de o volume do biocombustível hidratado ser superior ao do aditivo da gasolina, foram as vendas de anidro que registraram maior aumento em comparação com os dados de 2012: 30,25%. O acréscimo na quantidade de hidratado negociada foi de 9,81%.

A diferença na evolução da comercialização dos tipos de etanol pode ser explicada pelo aumento da mistura de anidro na gasolina de 20% para 25%, que entrou em vigor em maio do ano passado. Ao serem observados os resultados trimestrais para as vendas de anidro, a justificativa fica ainda mais evidente. Do primeiro para o segundo trimestre, houve crescimento de 22,76% nas vendas.  A tendência de aumento se manteve até o final do ano, mas as elevações registradas foram de 9,62% do segundo para o terceiro trimestres e de 6% do terceiro para o último.

O quarto trimestre também foi o dos melhores resultados nas vendas do hidratado, que tiveram leve queda do primeiro para o segundo trimestres, mas se recuperaram durante o período de ápice da safra e superaram os 3 bilhões de litros nos últimos três meses do ano.

Ambos os tipos de álcool combustível foram consumidos em larga em escala no estado de São Paulo, que acumulou 40% do total das vendas, mas tiveram pouca saída em Roraima, cujo mercado representa 0,13% do total do país. Entre os cinco maiores consumidores de hidratado estão Paraná, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já entre os de anidro estão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Dezembro

Depois de uma leve queda na comercialização durante o mês de novembro, as vendas de etanol voltaram a subir em dezembro, totalizando 1,109 bilhão de litros para o hidratado e 961,45 milhões de litros para o anidro.

Com este volume, dezembro apresentou o melhor resultado para as negociações de ambos os tipos de etanol e, no caso do hidratado, foi o segundo ano mês do ano a superar a marca de um bilhão de litros.

Os gráficos e tabelas interativas sobre o consumo de etanol e gasolina podem ser acessados clicando na imagem abaixo:
graf-consumo-etanol-060214

Vivian Faria - novaCana.com
Tags: NovaCana

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail