Etanol: Abastecimento

Mais de 50 usinas não cumpriram metas de estoque em março e devem ser penalizadas

Os números detalhados a seguir pelo novaCana mostram como as usinas estão atendendo (e muitas descumprindo) a mesma obrigação que agora os importadores de etanol anidro passam a ter


NovaCana - 06 jun 2017 - 10:36

A segurança no abastecimento nacional de etanol anidro – necessário para a mistura à gasolina – tornou-se uma prioridade para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desde 2011, quando a agência assumiu mais responsabilidades no controle sobre a produção e os estoques do biocombustível. Ainda assim, seis anos após a aprovação da Resolução nº 67/2011, mais de um terço das usinas do país não cumpriu suas metas específicas de manutenção de estoques em março.

As regras determinam que, com base nos volumes comercializados durante a safra encerrada no ano anterior – ou seja, atualmente, 2015/16 –, as empresas que comercializaram etanol, sejam elas usinas ou cooperativas, passam a ter duas metas de estocagem para 2017. Em janeiro, a ANP verifica a primeira delas: um volume equivalente a 25% do que foi comercializado anteriormente. Nesse caso, ficam dispensadas as companhias que firmaram contratos com as distribuidoras de venda de um volume equivalente a, pelo menos, 90% do registrado na safra passada.

Já em março, todas as companhias precisam ter em estoque de um volume de 8%. Segundo números divulgados pela ANP, das 153 usinas e cooperativas com meta para esse ano, 95 companhias conseguiram cumprir esse objetivo e três foram canceladas – dessa forma, outras 55 estão sujeitas a penalizações por parte da ANP, podendo ser multas ou até mesmo interditadas.

Os dados em dois infográficos detalhados, e mais:

- Números completos do atendimento da resolução da ANP pelos produtores de etanol
- Volumes de janeiro e março: como foi o atendimento
- Gráfico evolutivo com valores em volume e índices de cumprimento das metas desde o início das regras


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail