BASF
Etanol: Meio ambiente

RenovaBio: Conhecimento sobre processo agrícola é determinante para ganho com CBios

Utilização de dados padrão da calculadora para a produção agrícola deve gerar pior nota e diminuir a receita das usinas


novaCana.com - 05 jun 2018 - 11:08

Ao assumir o papel de um programa para incentivar o consumo de biocombustíveis, um dos grandes desafios do RenovaBio são os estímulos de mercado. Em linhas grossas, o programa precisa criar condições para que as usinas de etanol sejam competitivas e tenham acesso a crédito.

A alternativa criada pelo governo envolve metas para as distribuidoras, acompanhadas pela comercialização de créditos de descarbonização (CBios) em bolsa de valores. Isso gera uma oportunidade de ganhos para os produtores de biocombustíveis, valorizando a eficiência energético-ambiental de cada usina.

Assim, quem souber aproveitar o mercado de papéis criado pela comercialização de CBios terá mais retorno financeiro. Para isso, é necessário organizar a casa e garantir melhores resultados. Dentro do programa, quanto mais sustentável é a rota de produção, maior será o número de certificados, ampliando a receita.

Mas o governo já previu a possibilidade dos usineiros não terem registro de todos os dados do campo, especialmente quando envolvem fornecedores de matéria-prima.

Ao colocar as informações agrícolas na calculadora do RenovaBio, o produtor de biocombustível tem duas opções: preencher com o perfil específico, ou seja, com informações de seus canaviais próprios e dos seus fornecedores; ou com o perfil padrão, que inclui dados fornecidos pela própria calculadora.

Essa segunda opção, no entanto, implica em uma penalização que prejudica a nota final da usina, o que reduz o número de certificados que ela poderá comercializar.

Leia mais:

- Como ocorre a penalização
- Implicações do preenchimento com dados padrão
- Preenchimento das fases industrial e de distribuição


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail