BASF
Etanol: Meio ambiente

Pecege oferece curso sobre RenovaBio em maio de 2019 [atualizado]

Com programação voltada para as necessidades das usinas, curso deve trazer panorama da política de incentivo aos biocombustíveis e apresentar simulações


novaCana.com - 16 jan 2019 - 10:40

Atualização (16/01, às 10h40): O curso foi adiado pela empresa organizadora, passando de 24 de janeiro para 31 de maio. O texto abaixo, originalmente publicado em 13 de dezembro de 2018, foi alterado para refletir essa mudança.

A meta decenal da nova política de biocombustíveis (RenovaBio) está aprovada desde junho e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já publicou a resolução que traz as regras para as firmas inspetoras, que farão a certificação das usinas, oficializando também a RenovaCalc como a ferramenta que determinará a nota das companhias.

Embora muitos pontos do programa ainda dependam de regulamentação, a previsão é que o RenovaBio passe a funcionar em 2020. Dessa forma, o próximo ano será de planejamento para muitas empresas em toda a cadeia de produção de biocombustíveis.

Em maio, o Pecege Projetos oferece um curso sobre o RenovaBio com enfoque no impacto sobre as usinas, trazendo os primeiros passos para as companhias que desejam participar e ensinando como deve ser feita a coleta das informações que serão necessárias.

Conforme o programa do curso divulgado pela instituição, serão apresentadas informações que vão desde os motivos que levaram à criação do RenovaBio até simulações de rotas e configurações de produção, utilizando dados específicos das usinas e os números padrão, já oferecidos pela RenovaCalc.

Também serão abordados os créditos de descarbonização (CBios) e seu mercado, além das consequências para as distribuidoras que não cumprirem as metas individuais. Outras questões que farão parte do curso envolvem a própria modelagem econômica do programa e os cálculos para delimitação da nota de eficiência energético-ambiental das usinas.

O curso será ministrado por professores da equipe do Pecege, sob a liderança do diretor-presidente da P.A.Sys Engenharia e Sistemas, Pedro de Assis. As inscrições já estão abertas e o número de vagas é limitado.

Serviço

RenovaBio - Modelos, cenários e impactos nos negócios
Data: 31 de maio de 2019
Horário: Das 9h às 16h
Local: Parque Tecnológico de Piracicaba
Endereço: R. Cezira Giovanoni Moretti, 600 - Santa Rosa - Piracicaba (SP)
Valor: R$ 1.200
Inscrições aqui

novaCana.com