Green Deal: Como o pacto ecológico europeu afeta o setor sucroenergético
Especialistas explicam qual será o impacto do acordo e comentam de que forma a crise energética deve interferir na produção de energia pelo mundo
Os problemas energéticos e os desafios climáticos enfrentados pelo mundo foram abordados durante a 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em outubro.
Levando em conta o contexto da pandemia de covid-19, o diretor administrativo da Paragon Global Markets, Michael McDougall, observou que, em 2020, a demanda caiu 7% nos Estados Unidos e 5% no mundo, gerando a pior queda desde a Segunda Guerra Mundial. Agora, em um cenário de recuperação, as estimativas dos preços de petróleo, gás natural e energia subiram cerca de 35%.
De acordo com ele, isso está acontecendo porque os investimentos em combustíveis fósseis estão caindo.
Contudo, o diretor também observa que o aporte em energia renovável tende a ser apenas a metade do que seria necessário para compensar a emissão de gases causados pelas fontes fósseis, chegando a uma emissão de zero porcento em 2050, como é esperado pelo Pacto Ecológico Europeu, também conhecido como European Green Deal.
Leia mais no texto completo (exclusivo para assinantes).