PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Impostos

Redução da alíquota de ICMS sobre etanol é aprovada em PE; de 18% para 15,52%

Outras duas propostas que beneficiam a cadeia produtiva do etanol também foram aceitas


G1 - 25 ago 2022 - 08:49

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei enviado pelo governo de Pernambuco que trata da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre o etanol. Com isso, a alíquota cobrada sobre o combustível cai de 18% para 15,52% no estado.

O projeto foi aprovado em duas votações. A primeira, na terça-feira, 23, foi por unanimidade. Nesta quarta-feira, 24, os parlamentares ratificaram o posicionamento favorável a essa proposta. Agora, o projeto aprovado segue para o executivo para a assinatura da lei.

O executivo estadual justificou que a medida foi tomada para “manter a competitividade do etanol em relação à gasolina”, que já teve redução da alíquota do ICMS.

Em junho, o governo sancionou a lei que estabeleceu em 18% o teto para cobrança tributo sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

O projeto de lei do ICMS do etanol chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no dia 10 de agosto. A apreciação da pauta ocorreu em regime de urgência.

De acordo com a proposta, a mudança na alíquota pode ser aplicada em operações realizadas internamente ou por meio de importação do exterior.

Segundo a Alepe, o projeto fixa em 15,52% a alíquota interna do ICMS ou de importação do exterior referente ao combustível.

Além disso, foram aprovadas outras duas propostas relativas aos tributos estaduais na cadeia produtiva do etanol.

Em uma delas, o produto hidratado terá um desconto de 13% no valor que seria pago pela alíquota vigente, o chamado “crédito outorgado”, nas vendas dos fabricantes para distribuidoras, refinarias e postos revendedores.

O terceiro projeto aprovado prorroga até 2026 a concessão de “crédito presumido” de 9% para produtores do biocombustível nas operações internas, interestaduais ou para o exterior. Isso significa a compensação tributária sobre valor cobrado anteriormente.


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x