Impostos

Governo de Mato Grosso do Sul anuncia nova redução do ICMS sobre o etanol

Segundo governo, mudança segue PEC promulgada no dia 14 de julho e reduz alíquota de 17% para 11,3% no estado


G1 - 29 jul 2022 - 08:28

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o etanol. A medida foi divulgada nesta quinta-feira, 28, mas vale desde o dia 15 de julho. O decreto deverá ser publicado nesta sexta-feira, 28, no Diário oficial.

A alíquota do imposto passará de 17% para 11,3% no estado.

A redução se adequa à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 123, promulgada em 14 de julho. A PEC prevê o repasse aos estados de até R$ 3,8 milhões para a manutenção da competitividade do etanol sobre a gasolina, por meio de créditos tributários.

O etanol é considerado mais competitivo quando o preço fica abaixo de 70% do valor da gasolina.

A previsão é que a medida reduza o valor nas bombas em R$ 0,24.

O ICMS é um imposto estadual, compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país e é responsável pela maior parte dos tributos arrecadados pelos estados.

Em 6 de julho, Mato Grosso do Sul já havia reduzido o ICMS sobre os combustíveis – incluindo o etanol, que caiu na época de 20% para 17% – energia elétrica e telecomunicações. Com a medida, o estado se adequou a Lei Federal, aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tornou esses itens produtos essenciais.

Giovanna Dauzacker e Anderson Viegas


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x