Matérias-primas alternativas

Empresários discutem implantação de fábrica de etanol de milho no MT


Cenário MT - 21 mar 2013 - 11:09 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Produtores de milho de Mato Grosso querem fomentar a transformação do milho produzido no Estado em etanol. A iniciativa se deve ao fato de que a produção de etanol a base de cana-de-açucar está ficando cada vez mais inviável e pelo fato de Mato Grosso produzir milho em escala suficiente para abastecer possíveis plantas industriais que transformariam o grão no combustível.

Desde o ano passado o empresário de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, vem planejando a instalação de uma fabrica de etanol a base de milho. O projeto pioneiro no Brasil deve ser colocado em prática, através de parceria da Fiagril com uma empresa norte-americana, especializada na produção de etanol através do grão.

Marino Franz esteve em Brasília onde participou de audiência com o Ministro da Agricultura e com representantes da Associação Nacional dos Produtores de Milho para discutir a implantação de fabricas de etano a base de milho. "Estamos conseguindo colocar no Programa de Sustentação do Investimento - PSI - do Banco Central um projeto para plantas de etanol no estado de Mato Grosso", disse.

Na manhã dessa quarta-feira (20), Franz esteve reunido com o grupo norte-americano que é detentor da tecnologia das plantas de etanol, onde estava discutindo o desenvolvimento do projeto em Lucas do Rio Verde. "Já é uma realidade a planta de etanol em Lucas do Rio Verde. Não posso afirmar que já começaremos a construção esse ano, mas afirmo que é certo esse investimento. Será uma grande saída para agregar valor ao milho produzido aqui", sinalizou Marino.

Uma planta para transformação do milho em etanol com tecnologia norte-america tem em média um investimento de U$ 100 milhões. Serão produzidos além do etanol, farelo de milho com 50% de proteína e outro subproduto destinado a produção de ração.

Tags: Milho Outros

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail