Matérias-primas alternativas

Milho de MT pode ter menor produtividade na safra de inverno por conta do clima


Agência Estado - 04 mai 2021 - 15:30 - Última atualização em: 05 mai 2021 - 07:29

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) reduziu a estimativa de produtividade para o milho de inverno em Mato Grosso. De acordo com relatório semanal, o estado deve colher 101,42 sacas por hectare, ou 1,06% menos em relação à previsão anterior, que era de 102,51 sacas por hectare.

A nova projeção também é 6,97% menor em relação à safra anterior. Desta forma, a previsão de safra de milho de inverno no estado recuou para 34,6 milhões de toneladas, ou -2,38% ante a safrinha passada.

“A semeadura tardia do cereal e os menores volumes de chuva no Estado vêm resultando em dificuldades no desenvolvimento do grão em algumas áreas de Mato Grosso”, cita o Imea. “Além disso, as previsões de chuva para as próximas semanas no estado não são animadoras”.

Em relação às regiões produtoras mato-grossenses, apenas a norte e nordeste tiveram reportes de ligeira melhora no rendimento. Entretanto, as estimativas recuaram nas demais regiões, “o que reafirma o cenário de menor produção no estado”. Entre as regiões, a oeste e a sudeste tiveram o maior índice de redução, de -2,44% e -1,97%, respectivamente.

Tânia Rabello


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x