2ª Geração

Etanol celulósico será debatido em evento do CTBE na próxima semana


CTBE - 23 nov 2017 - 09:38

O cenário atual do etanol celulósico no Brasil e no mundo será discutido durante a sétima edição do Workshop on Second Generation Bioethanol and Biorefining, nos dias 29 e 30 de novembro em Campinas (SP). O evento, organizado pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), deve reunir empresas e pesquisadores envolvidos com a temática do etanol de segunda geração no Brasil e no mundo.

Entre as novidades da edição de 2017 está o novo formato do evento, com maior número de palestrantes, maior abrangência temática e ênfase na aproximação entre ciência e indústria, com o objetivo de fomentar o diálogo para avanço da inovação e da bioeconomia.

A expectativa da organização é que o encontro seja o ponto de encontro entre a academia, centros de pesquisa e empresas do Brasil e do exterior. Dessa maneira, além de discutir os últimos avanços em etanol 2G e biorrefinarias, o evento deve contribuir para a construção de uma rede entre os principais players globais. Estão confirmados palestrantes e convidados de países como Finlândia, Holanda e Estados Unidos, além do Brasil.

“O evento vem evoluindo a cada edição, respondendo à dinâmica do cenário de etanol 2G e biorrefinarias. Nesta edição, a mudança foi mais significativa”, explica pesquisador do CTBE e um dos organizadores do evento Carlos Driemeier. “A indústria já está produzindo etanol 2G. É um novo nível de maturidade, que requer novas pontes entre ciência e indústria”, justifica.

As sessões do dia 29 de novembro – biomassa, pré-tratamento, hidrólise e fermentação alcoólica – cobrem as etapas de produção de etanol 2G. No dia 30 de novembro, no período da manhã, as sessões abordarão novos produtos obtidos de biomassa, em especial materiais e químicos. Na tarde do dia 30 de novembro, a sessão de biorrefinarias 2G discutirá as experiências das novas biorrefinarias e a Mesa Redonda reunirá lideranças para discutir como acelerar a bioeconomia.

O evento conta com palestrantes confirmados de empresas chaves do setor: CTC, GranBio, Valmet, Novozymes, Lallemand, Petrobras, Amyris, Solvay, Braskem, Clariant, DSM e Raízen.

Nas palestras científicas, destacam-se palestrantes internacionais como Douglas Karlen (USDA, Estados Unidos), Xiaowen Chen (NREL, Estados Unidos), Orlando Rojas (Universidade de Aalto, Finlândia) e Luuk van der Wielen (Universidade de Limerick, Irlanda e TU Delft, Holanda).

O workshop será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, na sede do CTBE, em Campinas (SP). Nessa edição, segundo a organização, em razão do número recorde de inscritos, o evento será realizado simultaneamente no Auditório do CTBE e em outras cinco salas no mesmo prédio.

Serviço

Workshop on Second Generation Bioethanol and Biorefining 2017
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Local: CTBE
Endereço: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Campinas-SP

Com edição novaCana.com


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail