Mercado

Governo calcula potencial do bagaço de cana e faz previsão para as usinas

Setor desperdiça ¾ de seu potencial de produção de energia do bagaço de cana


NovaCana - 01 out 2015 - 11:49 - Última atualização em: 01 out 2015 - 15:10

O potencial técnico de exportação de eletricidade da indústria canavieira, utilizando apenas o bagaço, atualmente, já é cinco vezes maior do que a energia comercializada no ambiente regulado em 2015. O diagnóstico da baixa eficiência na geração de eletricidade pelas sucroalcooleiras consta em um estudo do governo federal divulgado recentemente que deve nortear o planejamento energético do Brasil.

Isso significa que se todas as usinas brasileiras destinassem o bagaço resultante da moagem da safra atual para a produção de energia, poderiam ser adicionados ao sistema elétrico quatro vezes mais do que o 1,4 GW médios assegurados via leilão, totalizando 5,5 GW médios.

Segundo a ANEEL, em 2014 o aumento na capacidade instalada das produtoras independentes de energia (PIE) que utilizam a cana-de-açúcar como matéria-prima foi de 14%. No início do ano passado a capacidade instalada era de 7,9 GW e, em maio deste ano, o número já atingia 9 GW.

Este crescimento, no entanto, não se compara ao gigantesco potencial de cogeração não aproveitado no setor sucroenergético, entre as mais de 370 usinas em operação, cerca de 200 comercializam energia, sendo que apenas 40% o fazem por meio de leilões.

A seguir, o trabalho do governo sobre o potencial técnico máximo de geração de bioeletricidade, as projeções de exportação de energia e os gráficos detalhando o futuro energético previsto para as usinas.

E mais:

- As perspectivas (e disparidades) de eficiência na conversão do bagaço

- O potencial da palha e pontas de cana

- A energia disponível para o mercado livre.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x