Cana: Variedades

CTC lançará variedades para ambientes restritivos e com maior teor de açúcar em 2023


Agência Estado - 07 dez 2022 - 08:56

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), companhia de melhoramento genético e biotecnologia na cana-de-açúcar, anunciou o lançamento de três variedades da planta.

Os cultivares começarão a ser oferecidos aos produtores a partir de 2023. Como o CTC havia antecipado à reportagem da Agência Estado, ao comentar os resultados financeiros do segundo trimestre do ano-safra, os lançamentos visam a complementar o portfólio com plantas adaptadas a diferentes regiões. “A expectativa com os lançamentos das CTC9008, CTC3445 e CTC9009 é estabelecer um novo patamar de produtividade em relação aos materiais atualmente disponíveis”, disse, em nota, o diretor comercial do CTC, Luiz Antonio Paes.

Segundo comunicado da companhia, a CTC9008 tem como foco o início e o meio de safra em ambientes mais desafiadores e restritivos. Já a CTC3445 é adaptada para colheita no fim de safra em ambientes de menor potencial produtivo. A CTC9009, por sua vez, será capaz de produzir elevado teor de açúcar nos melhores ambientes de produção. “As novas variedades devem ultrapassar uma régua de produtividade estabelecida pelas principais opções existentes no mercado, além de não apresentarem doenças”, completou o diretor comercial.

Para aumentar o conhecimento dos produtores e usinas sobre as variedades, o CTC promove encontros técnicos regionais. Nessas ocasiões, os usuários das tecnologias do centro e representantes da empresa trocam informações sobre as melhores práticas de manejo, a dinâmica do mercado e aspectos climáticos que podem afetar a próxima safra. “Muito além de simplesmente vender novas variedades de cana, a companhia preza pela oferta de soluções genéticas aliada à biotecnologia, às usinas e aos produtores de cana”, reforça Paes.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x