BASF
Cana: Variedades

Cinco variedades de cana-de-açúcar são estudadas por pesquisadores no Acre


G1 - 11 dez 2017 - 07:39
Projeto quer avaliar que variedade melhor se adapta ao Vale do Juruá. Mudas serão plantadas e terão desempenhos avaliados.

Com o objetivo de expandir as variedades de cana-de-açúcar no Vale do Juruá, a Universidade Federal do Acre (Ufac) faz estudos em novas cinco mudas cedidas pelo Programa de Melhoramento Genético em Cana-de-Açúcar da Universidade Federal de Viçosa.

A intenção é avaliar o desempenho de cinco novas variedades para que o produtor tenha mais opções. Atualmente, no Vale do Juruá, são mais comuns as cana-de-açúcar com a produção de coisas regionais, como açúcar e mel.

Os novos testes devem disponibilizam espécies mais comerciais. O projeto também faz parte do curso de doutorado de um dos professores que conduzem o estudo. Eduardo Pacca diz que quer descobrir qual a variedade se desenvolve melhor na região.

“É uma parceria da Rede Interuniversitária para o Setor Sucroenergético, que trabalha com melhoramento genético da Cana-de-Açúcar e desenvolve a variedade RB. A Universidade de Viçosa cedeu cinco cultivares para a gente avaliar o desempenho destas variedades no Juruá. Estamos na fase inicial do projeto, plantamos as gemas para multiplicar o material”, explica Pacca.

O segundo passo é plantar as variedades simultaneamente para avaliar e comparar o desempenho delas.

O estudo deve beneficiar os agricultores da região. Além de mais opção, a medida pode ser um combate às pragas.

“Nossa intenção não é substituir as variedades crioulas por estas comerciais. No entanto, entendemos que, se o agricultor precisar de cana-de-açúcar para forragem animal, produção de açúcar ou para outro fim, é interessante ter diferentes cultivares”, finaliza.

Adelcimar Carvalho