PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Cana: Variedades

Ceres consegue aval da CTNBio para liberação planejada de cana transgênica


NovaCana - 17 jan 2017 - 11:30

O primeiro semestre de 2017 deve marcar o início da liberação comercial de variedades de cana-de-açúcar geneticamente modificadas. Antes disso, no entanto, há outro passo que precisa ser dado por empresas de pesquisa e desenvolvimento: a liberação planejada.

Ontem (16), a companhia de biotecnologia Ceres Sementes do Brasil conquistou um parecer favorável do presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Edivaldo Domingues Velini. Com isso, a empresa poderá fazer a liberação planejada de uma variedade de cana-de-açúcar resistente a insetos e tolerante a herbicidas.

O documento permite que sejam realizados experimentos com a nova variedade em Conchal (SP). A área total será de 1,86 hectares, mas apenas uma parcela – 0,97 hectares – será efetivamente ocupada com cana transgênica.

A princípio, a liberação planejada já havia sido decidida em uma reunião da CTNBio no começo de dezembro, mas a publicação demorou mais de um mês para ser realizada pelo órgão.

Liberação comercial

A liberação planejada é a primeira etapa para que variedades geneticamente modificadas recebam licença comercial e cheguem ao mercado. No final do ano passado, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) chegou a projetar que a liberação comercial da primeira variedade transgênica de cana aconteceria ainda no 1º semestre de 2017.

novaCana.com


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x