BASF
Cana: Safra / Moagem

Usinas de Alagoas antecipam início da safra 2019/20


Jornal de Alagoas - 14 ago 2019 - 08:11

A safra de cana-de-açúcar 2019/20 começou na quarta-feira passada (7) para os produtores de Alagoas. Ela foi principiada pela Usina Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde. Em seguida veio a Camaragibe, que iniciou a moagem ontem (13).

Além disso, esta semana, a Usina Pindorama também anunciou o início da safra para quinta-feira (15). Com isso, em função da grande quantidade de cana a ser beneficiada, três unidades industriais iniciam um novo ciclo ainda na primeira quinzena de agosto.

Tradicionalmente, a maioria das usinas do estado começa a moer a partir de setembro. De acordo com dados colhidos até o momento, a safra 2019/20 deve contar com 14 unidades industriais em funcionamento, a exemplo do que ocorreu no ciclo passado.

Em Alagoas, a perspectiva das usinas é de uma moagem na casa dos 18 milhões de toneladas de cana para a temporada. Em 2018/19, conforme números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alagoas processou 16,2 milhões de toneladas de cana.

Diante de uma expectativa climática positiva, com regularidade de chuvas durante todo o ciclo de moagem, tanto as usinas quanto os fornecedores de cana afirmam que a safra poderá ultrapassar a previsão inicial da quantidade de cana moída e chegar até a 20 milhões de toneladas de cana processadas.