BASF
Cana: Safra / Moagem

Terceirização encarece cultura de cana-de-açúcar em até 7,9%, segundo Orplana

De acordo com gestor executivo da entidade, o custo da produção de cana fica mais barato quando o produtor atua em todas as etapas; análise levou em conta resultados em 42 cidades


novaCana.com - 21 mar 2019 - 09:51 - Última atualização em: 08 abr 2019 - 10:03

Como o campo corresponde à maior parcela de gastos das usinas de açúcar e etanol, voltar os olhos para como os produtores de cana-de-açúcar utilizam seus recursos demonstra que o setor está se preocupando com a gestão de despesas – afinal, se o canavieiro não tem seus custos na ponta do lápis, ele pode comprometer a rentabilidade de sua atividade.

Porém, o gestor executivo da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Celso Albano de Carvalho, percebeu que o produtor de cana nem sempre tem pleno controle dos seus custos de produção.

“Os maiores têm mais visão empresarial. Mas, de maneira geral, o produtor de cana passou a ter o controle da produtividade mais pela própria usina para onde entrega a cana do que por ele mesmo”, explica o profissional, que já trabalhou com a análise de custos de outras culturas como café, leite e soja.

Sua fala está em consonância com o relatório de fechamento dos custos de produção de cana-de-açúcar de produtores da safra 2017/2018. O estudo se deu a partir do mapeamento de 42 cidades produtoras de cana-de-açúcar em seis estados do Centro-Sul, que correspondem a 88% da produção canavieira.

A pesquisa mensurou os custos por estágio de produção, incluindo formação do canavial, preparo do solo, plantio, mudas, trato da cana planta, trato da cana soca, colheita e despesas administrativas. Também incluiu mão-de-obra, maquinário e insumos.

Araporã (MG) é a cidade com o custo de produção mais alto para formação do canavial segundo o estudo: R$ 9.083 por hectare plantado. O indicador inclui os estágios de preparo de solo, plantio (com muda) e tratos culturais de cana planta. Já o valor mais baixo foi de R$ 5.395/ha, registrado na cidade de Cianorte (PR).

Confira, na versão para assinantes:

- Custo da tonelada de cana de acordo com a origem
- Custos por estágio de produção (formação do canavial, preparo do solo, plantio, mudas, trato da cana planta, etc.)
- Indicadores de resultado por cidade: margem líquida e lucro ou prejuízo
- Indicadores de produtividade e área plantada das 42 cidades
- Fatores que encarecem a tonelada de cana


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail