Cana: Safra / Moagem

Sucrotec traz os níveis de aumento dos custos de produção de cana-de-açúcar

Em evento realizado pelo grupo Idea, a consultoria apresentou projeções de custos e preços para a safra 2021/22


NovaCana - 21 dez 2021 - 10:39

A Sucrotec, empresa especializada na assessoria e consultoria financeira para o setor sucroenergético, apresentou uma atualização dos custos de produção para o final da safra 2021/22 de cana-de-açúcar e algumas perspectivas para a próxima temporada. As informações foram divulgadas em evento realizado pelo grupo Idea, no último dia 8.

Mesmo com a maioria das usinas já no período de entressafra, a consultoria afirma que é possível fazer uma estimativa do que pode acontecer até o final do ciclo, em março do próximo ano.

“Queremos medir qual o custo para produzir cana-de-açúcar, desde o plantio até a colheita, industrializar e administrar, já tirando o imposto de renda”, explica o sócio da Sucrotec, Francisco Oscar Fernandes.

Ele também aponta que, nas últimas dez safras, a maior parcela dos custos de produção, cerca de 40%, foi referente à parte agrícola que envolve o trato e a colheita da cana. Em seguida, vem a cana comprada de fornecedores, que representou 25% dos gastos dos produtores entre 2011/12 e 2021/22.

Na safra corrente, segundo projeção da Sucrotec, os custos de produção tendem a se manter próximos à média histórica. Fernandes explica que a participação da cana de fornecedores deve aumentar, passando a representar 28% das despesas, assim como os gastos com arrendamentos. Ele destaca que os dispêndios cresceram juntamente com o preço dos açúcares totais recuperáveis (ATR).

O sócio da Sucrotec também aponta que muitos preços aumentaram, ainda que “alguns itens tenham ganhado mais espaço frente a outros”. A mão de obra, por exemplo, conta com reajustes anuais, e os insumos agrícolas são diretamente corrigidos pela inflação. Ainda segundo ele, somente os adubos tiveram aumentos de quase 300% considerando a média histórica.

Confira, na versão completa, detalhes e gráficos sobre os custos de produção para o ciclo vigente e o próximo.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail