Cana: Safra / Moagem

Safra de cana-de-açúcar 2019/20 em Alagoas pode ficar acima de 18 milhões de toneladas


Jornal de Alagoas - 22 out 2019 - 07:43

Com a safra 2019/20 a pleno vapor, o diretor técnico da Asplana, Antônio Rosário, declarou que o setor deve processar mais de 18 milhões de toneladas de cana. Ele explica que as unidades industriais e os fornecedores de cana alagoanos deram início, no ciclo passado, a um processo de retomada do crescimento. Na temporada 2018/19, foram beneficiadas 16,3 milhões de toneladas.

“Antes do início da moagem já falávamos em 18 milhões de toneladas diante dos investimentos feitos, da regularidade das chuvas, da adubação, do plantio de áreas e pelo próprio entusiasmo do setor”, relata Rosário, que também é pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Ufal-Ridesa.

De acordo com ele, agora, a expectativa é que este número seja ainda maior. “Pela produtividade que nós estamos vendo de norte a sul acredito que, a partir de novembro, deveremos ter os melhores ATR do ciclo, fechando em Alagoas [com um índice] acima dos 136 kg por tonelada de cana”, destacou.

Segundo Rosário, as esperanças também estão voltadas para o aumento dos preços do açúcar e do etanol. Os produtos afetam diretamente o preço da cana, contribuindo para o reforço das finanças dos fornecedores e das usinas.

“Outra boa notícia é que o aumento da produtividade está bem maior que na safra passada. Isso já nos faz pensar nos ganhos que poderão ocorrer já na próxima safra”, afirmou o diretor da Asplana. Ele ainda acrescenta que, se as chuvas continuarem ocorrendo na região canavieira de Alagoas nos próximos meses, há uma tendência de que as usinas estendam um pouco mais a moagem.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail