Cana: Safra / Moagem

Produtividade dos canaviais está em recuperação, diz diretor da Conab


Agência Estado - 13 ago 2015 - 11:10

A safra de cana-de-açúcar deve apresentar bom desenvolvimento no período 2015/16. O diagnóstico é de João Marcelo Intini, diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo ele, as chuvas e o calor têm ocorrido acima da média histórica, o que é favorável para o desenvolvimento. "Tivemos em todos os Estados produtores condições favoráveis para o período de colheita", disse ele há pouco, durante a divulgação do 2º Levantamento da Safra 2015/2016 de Cana-de-Açúcar.

O diretor da Conab relatou que o primeiro semestre não apresentou problema hídrico para cana-de-açúcar. Ele lembrou que o clima provocou seca na Região Sudeste na safra passada, o que gerou preocupações. Isso, segundo ele, prejudicou algumas regiões no período de desenvolvimento vegetativo, problema que foi ajustado no primeiro semestre de 2015. "Estamos recuperando a produtividade das lavouras de cana-de-açúcar nesta safra", avaliou.

Para Intini, os dados deixam evidente que a renovação dos canaviais eleva a produtividade. No entanto, ele ponderou que o ritmo dessa renovação não tem se alterado desde a safra 2012/13.

O diretor observou, ainda, que neste levantamento, na comparação da safra 2015/16 com a anterior, houve expansão em produção de açúcar e redução em etanol. Os dados, na visão dele, também já permitem um prognóstico para a próxima safra. "A expectativa é de uma boa safra", disse.