Cana: Safra / Moagem

Produtividade da cana de abril a outubro de 2022/23 é 7,9% maior ante 2021/22, diz CTC


Agência Estado - 23 nov 2022 - 12:27

A produtividade média da cana-de-açúcar colhida no Centro-Sul do Brasil avançou 7,9% na comparação com a temporada 2021/22, destaca o boletim De Olho na Safra, divulgado nesta quarta-feira, 23, pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Segundo o relatório, a média do acumulado do ano-safra, de abril a outubro, subiu de 68,1 toneladas por hectare em 2021/22 para 73,5 toneladas por hectare na atual safra 2022/23. “Os dados do boletim permitem inferir que o setor, diferentemente dos anos anteriores, vem colhendo canaviais mais jovens no decorrer da safra, priorizando a idade de corte”, afirma o CTC.

De acordo com o boletim, no mês de outubro, foram observados bons volumes de chuvas no Paraná e na região sul de São Paulo (nas cidades de Assis, São Carlos e Piracicaba). Nas demais regiões e estados, os volumes das precipitações foram menores do que a média histórica. Os destaques em produtividade agrícola dos sete meses da safra 2022/2023 foram São José do Rio Preto (+22,71%) e Araçatuba (+16,8%).

Em outubro, todas as regiões do Brasil, exceto o Paraná, tiveram variações positivas na produtividade agrícola quando comparada com a safra passada. A média da produtividade dos canaviais na região Centro-Sul no último mês saltou de 55,5 toneladas de cana por hectare para 67,3 toneladas de cana por hectare, 21,4% a mais do que no mesmo mês da safra 2021/22.

Sobre qualidade da matéria prima medida em Açúcar Total Recuperável (ATR), no acumulado de abril a outubro, a maioria das regiões apresentou variações negativas. O CTC afirma que a queda está associada ao melhor regime de chuvas entre os meses de junho a setembro, o que reduz o nível de sacarose da matéria-prima.

“As exceções foram os estados de Minas Gerais e Goiás, onde não foram observadas chuvas e, consequentemente, o acúmulo de sacarose foi mais elevado”, diz o boletim.

Gabriela Brumatti


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x