Cana: Safra / Moagem

Produtividade dos canaviais do Centro-Sul atinge 85 toneladas por hectare, aponta Unica


Unica - 18 set 2020 - 14:53

O rendimento médio das lavouras de cana-de-açúcar no Centro-Sul avançou em agosto, novamente influenciado pelas condições climáticas favoráveis e a colheita de canavial mais jovem. No acumulado deste ano, a produtividade agrícola na região atingiu 85 toneladas por hectare, aumento de 4,05% em relação as 81,7 toneladas no ciclo anterior.

Estes dados estão presentes no relatório Cana Zoom, produzido pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o Sistema Tempocampo e o Laboratório Integrado de Análise de Dados em Agronegócio e Bioenergia (Linear).

De acordo com o documento, a quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades do Centro-Sul cresceu 3,8% em relação à 2019, atingindo 415,05 milhões de toneladas até o final de agosto. O relatório também apontou que as estimativas de área colhida no acumulado apresentaram ligeira queda de 0,2% no comparativo com o último ciclo, alcançando 4,88 milhões de hectares no Centro-Sul.

O clima mais seco também favoreceu a concentração de açúcares na planta. No acumulado da safra atual, o índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar na região Centro-Sul alcançou 139,3 kg, crescimento de 4,5% em comparativo com os 133,3 kg observados no ciclo anterior.

Já o aproveitamento de tempo atingiu 87% em agosto, com queda em relação ao último mês, devido às chuvas que atingiram os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e a região de Assis, em São Paulo.

O clima seco foi interrompido nessas regiões, em que o índice de chuvas foi, em média, 1,6 vezes maior que a normal climatológica. Mesmo assim, a precipitação pluviométrica no acumulado deste ano continua abaixo do patamar, com volume de chuvas 40% inferior à média histórica no Centro-Sul.

Download