Cana: Safra / Moagem

Moagem de cana na 1ª quinzena de abril deve ter crescimento de 39,6%, diz Platts

Analistas consultados estimam 19,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no Centro-Sul; produção de açúcar deve crescer 38% ante mesmo período da safra anterior


S&P Global Platts - 28 abr 2020 - 08:45

Por Nicolle Monteiro de Castro*

O volume de cana-de-açúcar moído na primeira quinzena de abril na região Centro-Sul deve totalizar 19,4 milhões de toneladas, um aumento de 39,6% ano a ano, segundo uma pesquisa da S&P Global Platts com analistas.

Apesar da chegada da pandemia de coronavírus ao Brasil – o que inicialmente levantou preocupações sobre possíveis interrupções na colheita –, condições climáticas favoráveis compensaram os problemas com baixos preços do etanol e com restrições sanitárias para a moagem da cana-de-açúcar.

Entre os 12 analistas consultados, três tradings estimaram que a moagem total de cana atingirá mais de 20 milhões de toneladas. As respostas obtidas abrangeram uma faixa de 15 a 23 milhões de toneladas.

Conforme a pesquisa, os analistas esperam que o açúcar total recuperável (ATR) da cana no período seja maior em relação ao ano anterior, com 112,2 kg/t, ante 109,34 kg/t. A abrangência das respostas ficou entre 105 kg/t e 116,5 kg/t.

Os profissionais consultados pela S&P Global Platts também calculam uma média de 1,7 dias de moagem perdidos por conta das chuvas na primeira metade de abril.

platts pesquisa 280420

A princípio, espera-se que a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgue seus números oficiais de produção ainda nesta semana.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR