Cana: Safra / Moagem

Os indicadores de moagem de cana das usinas


NovaCana - 21 mai 2014 - 09:09

O setor sucroenergético utiliza dezenas de indicadores para acompanhar a evolução da safra brasileira de cana-de-açúcar. Alguns deles ajudam a entender melhor como anda a eficiência das usinas, o impacto dos fatores climáticos na atividade industrial e como funciona a moagem de cana no Brasil e as particularidades de cada região (veja gráficos no final do texto).

Duração da safra
No passado, a safra de cana no centro-sul acontecia em 180 dias. A situação começou a mudar diante da necessidade de aumentar o processamento de cana e compensar os dias parados devido as chuvas. Na safra 2009/2010 a safra de cana na região chegou a alcançar 234 dias.

Apesar das usinas ganharem em volume de cana, esta mudança acabou reduzindo o teor de açúcar da planta. Assim, para aumentar a eficiência, uma safra com duração de 210 dias é considerada ideal.

Aproveitamento industrial e horas de moagem
Nos últimos anos, a crescente mecanização da colheita reduziu o período efetivo de moagem. Diferente dos cortadores que voltam ao trabalho no dia posterior às chuvas, as colhedoras ainda precisam esperar um dia seco para que o solo esteja pronto para o retorno das pesadas máquinas ao canavial.

Na safra 2013/14, encerrada em abril, a Unica estima que no Centro-Sul o setor tenha obtido um aproveitamento de 73% no tempo de moagem. Conforme a entidade, as chuvas de maio a junho de 2013, que favoreceram a produtividade na safra passada, por outro lado, contribuíram também para a ociosidade, que alcançou 27% do tempo de moagem. Para a safra 2014/15 no Centro-Sul o tempo útil de moagem estimado pela Unica é de 70%.

Nova planilha interativa
O portal novaCana lança hoje uma nova planilha interativa com a compilação e organização desses indicadores. As informações permitem conhecer o número de horas de moagem efetiva, dias de safra (incluindo o período ocioso) e taxa de aproveitamento dos dias de moagem em cada estado e macrorregião do país (Centro-Sul e Norte-Nordeste). Os dados fazem referência aos ciclos de cana 2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2011/12, período do qual se obtém os números oficiais mais atualizados sobre as horas de moagem do setor sucroenergético.

Clique no gráfico abaixo para ser direcionado à nova planilha:
graf-ind 210514


novaCana.com

Tags: NovaCana