BASF
Cana: Safra / Moagem

Florescimento da cana-de-açúcar pode ser problema para safra 2019/20

O florescimento da cana-de-açúcar pode causar sérios prejuízos e perdas, prejudicando a produtividade e comprometendo o processo de extração de açúcar na indústria


RPA News - 01 abr 2019 - 07:51

De acordo com dados do monitoramento climático da consultoria Datagro, a safra 2019/20 no Centro-Sul deve apresentar uma série de áreas com florescimento. Segundo informações da consultoria, apresentadas durante evento da Bayer, em São Paulo, o período de indução floral teve início no dia 20 de fevereiro, terminando no último dia 20 de março.

O florescimento da cana-de-açúcar pode causar sérias perdas ao prejudicar a produtividade e comprometer o processo de extração de açúcar na indústria. Segundo especialistas, três variáveis climáticas são determinantes para o fenômeno. A primeira é a baixa variação da temperatura, seguida da precipitação acima de 200 mm e da baixa radiação solar por pelo menos 10 dias.

Mesmo variedades não floríferas podem sofrem este efeito quando colocadas em regiões onde as condicionantes são altamente favoráveis, florescendo e causando danos no rendimento da cultura. Alterações morfológicas e fisiológicas são os primeiros sintomas prejudiciais do florescimento, que acaba causando um acúmulo de sacarose na cana-de-açúcar.

Alisson Henrique


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail