Cana: Safra / Moagem

Custos de produção da cana ficarão estáveis, estima Agroconsult

Projeção é de moagem de 680 milhões de toneladas para a safra brasileira de 2016/2017


DCI - 28 jun 2016 - 11:00

A queda média de US$ 100 por tonelada na matéria-prima dos fertilizantes e a redução do câmbio sugerem um cenário mais confortável aos produtores de cana-de-açúcar na safra 2016/ 2017, avalia o sócio-analista da Agroconsult Fábio Meneghin. O especialista participou do NovaCana Ethanol Conference, hoje, na capital paulista.

Meneghin acredita que as despesas para plantio dos canaviais devem se manter estáveis, em relação à temporada de 2015/ 2016, com queda no segmento de insumos, puxada pelos fertilizantes. "Não vemos uma alta nos custos de produção e isso é uma boa notícia", enfatiza. Em geral, o cenário de desembolso é de alta para outras culturas.

A consultoria estima produção de 628 milhões de toneladas para o ciclo atual no Centro-Sul e 52 milhões de toneladas no Nordeste, totalizando 680 milhões de toneladas no País. Meneghin avalia que a recuperação nos indicadores do açúcar levará a um acréscimo de quatro pontos percentuais no mix de produção, que deve passar para 44% da cana destinada à commodity.

Na última semana, o Indicador Cepea/Esalq do açúcar cristal no mercado paulista fechou a R$ 86,05 por saca de 50 kg, o maior patamar nominal de toda a série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), iniciada 2003. Entre 13 e 20 de junho, o indicador subiu 3,53% e, na parcial deste mês, o aumento já é de 11,36%.

O gerente do departamento de pesquisa setorial do Rabobank, Andy Duff, destacou durante o evento que os preços praticados pelo Brasil na última safra já subiram 48%, valor mais alto entre os países fornecedores, em função da desvalorização da moeda nacional. Nos concorrentes Índia e Tailândia, este percentual representa 19% e 21%, respectivamente, enquanto a cotação internacional, em dólar, avançou 10%.

Nayara Figueiredo


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail