Cana: Safra / Moagem

CTC aponta aumento de 5% na produtividade dos canaviais do Centro-Sul em 2022/23


Reuters - 27 set 2022 - 08:15

A produtividade agrícola do canavial do Centro-Sul do Brasil aumentou 5% no acumulado da safra 2022/23 até agosto, beneficiada por chuvas favoráveis, disse nesta segunda-feira, 26, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A média de produtividade subiu de 72,3 toneladas por hectare para 76 t/ha na safra atual, informou o CTC, empresa de biotecnologia e inovação que comercializa variedades de cana.

A recuperação da produtividade na principal região produtora de cana do país deve colaborar para um aumento na safra 2022/23, que começou atrasada, com usinas aguardando o melhor momento para iniciar os trabalhos.

Analistas têm notado uma recuperação na produtividade da safra atual ante a temporada passada, quando a seca e geada causaram estragos nas lavouras.

Com exceção de Mato Grosso do Sul, o levantamento do CTC mostra uma produtividade dos canaviais superior ante a safra passada em todas as regiões do centro-sul.

“Os destaques positivos continuam sendo as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, com ganhos na produtividade acumulada de 17,2% e 10,7%, respectivamente”, disse o CTC em nota, lembrando que as duas regiões sofreram muito com as secas de 2020 e 2021.

O CTC notou, por outro lado, uma pequena queda do Açúcar Total Recuperável (ATR). O boletim da empresa indica um cenário em agosto semelhante ao de julho, com variações negativas em praticamente todas as regiões.

“As exceções são os Estados de Minas Gerais e Goiás, onde o elevado déficit hídrico e o armazenamento de água no solo inferior a 15% favorecem o acúmulo de sacarose e, em consequência, maiores valores de ATR”, completou.

No mês de agosto, o volume de chuva observado em Mato Grosso do Sul e em algumas regiões de São Paulo, como Assis e Piracicaba, contribuiu para um maior armazenamento de água no solo, favorecendo os plantios de ano e a formação de mudas para o plantio de ano e meio.

Roberto Samora


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x