BASF
Cana: Safra / Moagem

Os canaviais mais produtivos e improdutivos de 2017 – ranking por municípios

Enquanto a área colhida se mantém praticamente estável, a produtividade média do país reduziu entre os dois últimos anos, evidenciando as dificuldades dos produtores em investir nos canaviais


novaCana.com - 24 out 2018 - 10:56

O rendimento agrícola dos canaviais depende amplamente do investimento em renovação, do uso de tecnologias no campo e do plantio de qualidades de cana-de-açúcar mais produtivas e adequadas para cada tipo de solo e clima. Assim, a dificuldade das usinas em aplicar essas possibilidades em seu modo de operação gera um índice de produtividade cada vez mais baixo.

O agravante é que, como a expansão de área canavieira tem sofrido poucas alterações nos últimos anos, o indicativo do crescimento do setor depende da produtividade. Um levantamento envolvendo toda a produção de cana-de-açúcar no país mostra que a área plantada de cana no Brasil se manteve praticamente estável no comparativo entre 2016 e 2017, passando de 10,22 milhões de hectares para 10,18 milhões de hectares.

De janeiro a dezembro de 2017, a média nacional de produtividade foi de 74,48 toneladas por hectare. O índice é inferior ao da leve recuperação em 2016, com 75,18 t/ha. O novo decréscimo distancia ainda mais o indicador das 80,27 t/ha alcançadas em 2009.

Nem mesmo São Paulo, o estado mais produtivo do país, consegue alcançar a média recorde – em 2017, o rendimento foi de 79,21 t/ha.

Em contrapartida, 23 municípios atingiram mais de 100 t/ha – indicando uma produtividade elevada. Juntas, essas cidades correspondem a 3,16% de toda cana produzida no Brasil.

No ranking das 100 cidades brasileiras mais produtivas, 70 são paulistas, 12 goianas, nove mineiras, seis paranaenses, duas sul-mato-grossenses e uma baiana.

A compilação apresentada a seguir considerou apenas as cidades com produção superior a 300 mil toneladas de cana. Os dados detalhados envolvendo todas as cidades estão disponíveis no novaCana Data.

Confira, na versão completa:

- Ranking dos 100 munícipios com maior rendimento agrícola no plantio de cana
- Ranking das 15 cidades com os canaviais mais improdutivos por região
- Ranking interativo do histórico das 20 mais produtivas em 2017
- Evolução da produtividade nos principais estados produtores de cana
- Evolução da produtividade nas principais cidades produtoras de 2017

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou