Cana: Safra / Moagem

As 100 cidades com os canaviais mais produtivos de 2018 – e os 15 mais improdutivos por região

Produtividade dos canaviais vem diminuindo no país nos últimos anos; rendimento entre os maiores produtores também teve queda


novaCana.com - 12 dez 2019 - 08:54

A produtividade é um dos indicadores mais importantes para as sucroenergéticas. Afinal, o rendimento do canavial determina a quantidade de produto que vai ser comercializado – e isto influencia diretamente na receita das empresas. Além disso, como a maior parte dos custos fixos está concentrada no campo, um bom desempenho significa uma diluição nos gastos.

Especialistas na safra de cana-de-açúcar vêm indicando que a produtividade no Centro-Sul do país está em queda, especialmente devido ao clima. Como o canavial brasileiro está cada vez mais envelhecido, ele está mais sujeito às variações climáticas, o que piora suas condições.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produtividade nacional vem caindo desde 2009. Em 2014, ela atingiu o ponto mais baixo, com 70,63 toneladas por hectare, mas o dado de 2018 é o quarto mais baixo na análise histórica, 74,37 t/ha.

A nível estadual, mesmo o principal produtor de cana brasileiro vem observando quedas nos últimos anos. Em 2018, São Paulo registrou 77,95 t/ha de produtividade, o melhor resultado dentre os principais produtores, mas inferior ao observado nos dois anos anteriores.

Já em relação às cidades, e desconsiderando as que produziram menos de 300 mil toneladas de cana em 2018, 19 atingiram mais de 100 t/ha no ano – número menor que em 2017 e 2016, quando eram 22 municípios.

Por outro lado, o número de cidades que tiveram rendimento abaixo de 60 t/ha também diminuiu em relação aos dois anos anteriores, o que pode indicar uma ligeira melhora no panorama geral.

IBGE 2 ranking canaviais produtivos 121219 block

Confira, na versão completa, o ranking das 100 cidades mais produtivas e os canaviais mais improdutivos em 2018, além de comparações com os anos anteriores.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail