Cana: Plantio

Semana deve ser de chuva mais concentrada no Sul, avalia Rural Clima

De acordo com a consultoria, a partir da semana que vem, a tendência é de chegada a outras regiões, favorecendo lavouras de diversas culturas


Globo Rural - 21 set 2021 - 08:46

A semana deve ser de chuva mais concentrada no Sul do Brasil, mas a tendência é de chegar a outras regiões do país nos últimos dias de setembro e início de outubro. Segundo o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, a melhora do regime de chuva tende a favorecer diversas culturas, como cana e laranja, além do plantio da safra nova de grãos.

Hoje, 21, o tempo também deve permanecer aberto na maior parte do Brasil, com alguma chuva no Sul, na forma de pancadas isoladas.

A partir da quarta-feira, 22, com a chegada da primavera, as áreas de instabilidade tendem a se espalhar por mais regiões, afirma Santos. Com isso, deve chover também sobre o leste do Paraná, leste de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Paraguai.

“Demais áreas devem ter tempo aberto. Não há previsão de chuvas para Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Matopiba nesta semana. Podem ocorrer pancadas isoladas? Podem, mas serão muito aquém do que deveriam acontecer para dar continuidade ao plantio da nova safra de grãos”, disse Santos, em boletim divulgado via internet.

A partir do final da semana, áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria devem trazer chuva mais generalizada e volumes mais favoráveis ao aumento dos níveis de umidade do solo e condições para o plantio. Segundo Marco Antônio dos Santos, a situação deve beneficiar áreas de cana-de-açúcar, café, laranja, além do plantio de culturas de verão na safra nova e o desenvolvimento de culturas de inverno.

“Os próximos dez dias ainda serão marcados por chuvas irregulares em grande parte da região central e norte do Brasil. Somente na última semana de setembro e ao longo do mês de outubro, as chuvas começam a engrenar”, diz Santos. “Esta semana, tempo seco e quente. Semana que vem, começa a melhorar”, resume.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x