Cana: Plantio

Canavial de excelência: As usinas premiadas por suas práticas no campo em 2020/21

Prêmio do IAC incentiva uso eficiente de variedades; Buriti fica em primeiro lugar


NovaCana - 26 jan 2021 - 09:17 - Última atualização em: 27 jan 2021 - 12:29

A usina Buriti, do grupo Pedra Agroindustrial, é considerada a companhia que melhor cuida do seu canavial nos quesitos que envolvem as variedades plantadas. A classificação foi dada pelo Programa Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que faz parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e se refere à safra 2020/21.

Com a intenção de influenciar empresas a cuidarem melhor do campo e, como consequência, aumentarem sua produtividade, o IAC realiza anualmente o Censo Varietal e investiga as melhores práticas. Com os dados coletados, o instituto ainda premia as usinas que priorizam variedades mais novas e com menor concentração.

Em sua quinta edição, o Prêmio de Excelência no Uso de Variedades de Cana-de-açúcar elencou dez usinas, envolvendo cinco estados e seis regiões produtivas de São Paulo. Na safra 2020/21, foram pesquisadas 214 unidades, que correspondem a uma área de 5,9 milhões de hectares. No ano passado, devido à pandemia de coronavírus, ele foi feito de forma informatizada e preenchido por cada usina participante.

Durante a divulgação do prêmio, que aconteceu de forma on-line em 24 de novembro, o pesquisador Marcos Landell, do IAC, afirmou que a intenção do instituto é premiar as unidades produtoras que adotam as melhores práticas no uso de variedades.

A usina Buriti está participando da premiação do IAC pelo segundo ano consecutivo em 2020/21, ficando novamente em primeiro pódio. Já o estado de Mato Grosso do Sul aparece pela primeira vez no prêmio graças aos investimentos feitos pela unidade Monteverde, da BP Bunge.

Confira, na versão completa, restrita para assinantes, gráficos e informações sobre as dez usinas premiadas, a evolução dos estados e da região Centro-Sul.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR