BASF
Cana: Mercado

O risco de plantar cana no Brasil: mapeamento da produção em 4,2 milhões de hectares


novaCana.com - 19 jan 2016 - 10:48

O Portal novaCana já mostrou que a participação de cana terceirizada está aumentando nas usinas. Os preços mais convidativos e a praticidade de terceirizar uma parcela das preocupações agrícolas parecem interessar cada vez mais às usinas sucroenergéticas.

O problema é que, na média, o prejuízo está imperando nos canaviais. A confirmação veio com a maior pesquisa já realizada entre os fornecedores de cana do Brasil. Após percorrer nove estados brasileiros e analisar 4,2 milhões de hectares, os custos de produção foram todos mapeados. Para se ter uma ideia da abrangência, isto representa quase metade de toda área cultivada com cana no Brasil.

O trabalho revelou a intensidade dos problemas relacionados diretamente ao custos, preço de venda e lucro dos canaviais, além do contraste entre as principais regiões produtoras.

Do preparo do solo até a colheita da cana, a análise esmiuçou cada etapa do cultivo para descobrir como está sendo gasto o dinheiro para fazer a principal matéria-prima sucroenergética crescer. O trabalho divide e detalha alguns resultados em 24 localizações, posicionadas entre os principais produtores do país.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou