Cana: Meio ambiente

Usina de MS é multada em R$ 100 mil por causar incêndio em matas protegidas


Campo Grande News (MS) - 09 out 2020 - 07:35
Mais de dez hectares de reserva legal e de vegetação da Mata Atlântica foram queimados

Policiais militares ambientais multaram uma usina sucroenergética por causar incêndios na região de Nova Andradina (MS) – cidade a 300 quilômetros de Campo Grande. Segundo as investigações, a empresa foi responsável pela queimada de 40 hectares de canavial e mais de dez hectares de reserva legal e de vegetação da Mata Atlântica.

Denúncias de um incêndio de grande proporção levaram os policiais até a área de plantação de cana-de-açúcar em uma fazenda arrendada para a usina, na manhã desta quinta-feira (8).

Lá as equipes descobriram durante as vistorias que a queimada aconteceu em março deste ano, mas com uso de técnica de superposição de imagens de satélites e GPS, conseguiram medir as áreas atingidas pelo fogo.

Ao todo, foram queimados 40,08 hectares de canavial, lavoura que já foi colhida, mais 8,74 hectares de área de Reserva Legal da propriedade e 1,26 hectare de vegetação do bioma Mata Atlântica.

A empresa então foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 100 mil. Os responsáveis pela usina poderão responder ainda por crime de provocar incêndio em mata ou floresta.

As ações aconteceram durante fiscalizações da operação Focus, que tem como objetivo prevenir e combater os incêndios em Mato Grosso do Sul.

Geisy Garnes


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail