BASF
Cana: Meio ambiente

Imagens aéreas mostram incêndio em 140 hectares de canavial da Raízen

A fumaça se espalhou por São Carlos, SP, nesta sexta-feira (8). Causas das chamas ainda são desconhecidas.


G1 - 11 set 2017 - 09:35 - Última atualização em: 11 set 2017 - 13:21
Fogo destruiu canavial nesta sexta-feira (8), em São Carlos (SP)

Imagens feitas com um drone mostram a dimensão do incêndio que destruiu 140 hectares de um canavial nesta sexta-feira (8), perto de uma área de condomínios em São Carlos (SP). A fumaça se espalhou pela cidade. A empresa Raízen, dona da área, mobilizou brigadistas, caminhões-pipa e contou com a ajuda dos bombeiros. As chamas têm causas desconhecidas.

O incêndio começou por volta das 10h no Parque Faber. A fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. Por causa do vento e do tempo seco, as chamas se espalharam rapidamente. Mesmo onde o fogo já tinha se apagado, um redemoinho piorava a qualidade do ar, levantando muita fuligem.

“Possivelmente é maior que 20 hectares porque ainda está em movimento esse incêndio”, disse o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero.

incendio raizen 2 110917

incendio raizen 4 110917

Combate às chamas

A área é de responsabilidade da Raízen Energia, que tem uma usina de álcool e açúcar em Ibaté. Para conter as chamas, a empresa mandou vinte brigadistas e seis caminhões-pipa. Para evitar que o fogo se alastrasse para outros terrenos, pediu ajuda do Corpo de Bombeiros.

“Eles entraram em contato com a gente para verificar se da cerca para cá havia algum perigo para as pessoas, mas não há menor risco por enquanto”, afirmou o subtenente dos bombeiros Ricardo Alexandre Rombotis.

incendio raizen 3 110917

A preocupação da Defesa Civil era que a fumaça atingisse a área urbana. “O problema era a fumaça e os problemas que ela causa nas pessoas e animais e também atingindo residências”, disse Caballero.

O incêndio foi controlado no começo da tarde. A Raízen informou que não sabe se o fogo foi criminoso ou se começou de forma acidental. A empresa também não divulgou a extensão da área destruída.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail