Cana: Meio ambiente

Usina Terezinha oferece recompensa em troca de informação sobre incêndios

Desde janeiro de 2019, companhia não realiza mais a queima controlada para a colheita da cana-de-açúcar


CBN Maringá (PR) - 14 mai 2020 - 11:20

Os incêndios em lavouras de cana-de-açúcar na região de Iguatemi, distrito de Maringá (PR), são um pesadelo para os moradores. Eles sofrem com a fumaça e os problemas respiratórios se agravam. Os incêndios também causam danos ao meio ambiente e dezenas de animais morrem.

As lavouras pertencem à Usina Santa Terezinha, que tem sete unidades de processamento na região noroeste do Paraná. Só em Iguatemi houve 25 focos de fogo neste ano.

Mas não é a usina que coloca fogo na cana. Desde janeiro de 2019, a empresa eliminou a prática de queima controlada de canaviais para a colheita da cana, conforme explica o diretor agroindustrial Leonardo Cintra.

“O decreto 10.068/2014, dispõe sobre a prática da queima controlada para se realizar a despalha da cultura. Ele diz que, até o dia 31 de dezembro de 2025, 100% da área total deve ter colheita mecanizada”, relata e coninua: “A Usina Santa Terezinha já se antecipou e, desde janeiro de 2019, não faz mais a queima da cana-de-açúcar”.

Desta forma, a suspeita é de que os incêndios sejam criminosos. Por isso, a usina, em parceria com uma empresa de segurança, lançou a campanha “Unidos contra a Fogo”, que oferece recompensa de 3 mil reais para quem denunciar, com provas, do autor do incêndio.

A campanha é uma tentativa de evitar mais casos. Pelo ritmo deste ano, o número de incêndios pode ultrapassar o de todo o ano passado, quando foram registradas 60 queimadas. “Nós tomamos esta medida para mitigarmos esses incêndios criminosos nos nossos canaviais, visto que prejudicam também a empresa, pois muitas vezes a cana não está apta para a colheita. E, principalmente, porque nós precisamos da palha no solo por uma questão agronômica”, complementa Cintra.

Luciana Peña


PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x