Cana: Meio ambiente

Bombeiros estimam que queimada em Ituiutaba (MG) atingiu 800 hectares

Chamas destruíram pastagem, plantação de cana-de-açúcar e reserva florestal; fogo foi controlado, mas local ainda é monitorado


G1 - 08 set 2021 - 12:28
Fogo atinge lavoura de cana da unidade da BP Bunge em Ituiutaba (MG) na tarde de 7 setembro

O Corpo de Bombeiros estima que o incêndio que atingiu a região da Serra da Mesa, na zona rural de Ituiutaba, na tarde de terça-feira, 7, queimou cerca de 800 hectares de pastagem, plantação de cana-de-açúcar e reserva florestal – o equivalente a 1.120 campos de futebol. Segundo a corporação, as chamas foram controladas, mas a área ainda é monitorada, pois, na manhã desta quarta-feira, 8, pequenos focos foram identificados em locais de difícil acesso.

Ainda conforme os bombeiros, testemunhas disseram que a queima descontrolada teve início na fiação da rede elétrica que estava em manutenção, porém, não se sabe qual foi de fato a origem do fogo.

Os fortes ventos fizeram com que as chamas se espalhassem de forma rápida pela lavoura, que fica a cerca de 10 quilômetros da cidade. De longe foi possível ver a fumaça escura que tomou conta da região.

Bombeiros e brigadistas de uma usina atuaram no combate às chamas, com uso de caminhões-pipas. Dois aviões agrícolas também foram utilizados no controle do fogo. Donos de propriedades, trabalhadores rurais e voluntários também colaboraram para extinguir o incêndio.

A orientação do Corpo de Bombeiros à população é que, ao presenciar alguma pessoa colocando fogo em qualquer lugar, ligue e denuncie pelo número 181, para que em caso de incêndio criminoso o responsável seja punido. Em caso de emergência, mantenha a calma e entre em contato com o número 193 solicitando atendimento.

Em nota enviada à TV Integração, a BP Bunge informou que desconhece as causas da queimada e que não houve vítimas. “Informamos que uma área de canavial da empresa foi atingida nesta terça-feira, 7 de setembro, por um incêndio de causas desconhecidas originado fora da propriedade, nas proximidades da Serra da Mesa, em Ituiutaba (MG)”, disse.

A empresa ainda listou uma série de cuidados para que incêndios como o registrado sejam evitados: não queimar lixo ou folhas secas; não jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias; evitar acender fogueiras; não soltar balões; descartar vidros e latas da forma correta; e ter cuidado com velas, tochas, lampiões e fogareiros.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x