Açúcar: Mercado

Tereos cria trading com ambição de deter 15% do mercado global de açúcar branco


novaCana.com - 07 nov 2014 - 12:03 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A francesa Tereos, que controla no Brasil as usinas da Guarani, anunciou hoje (07) a criação da Tereos Commodities, que vai operar com coméricio e distribuição de açúcar branco. O grupo é o quinto maior produtor mundial de açúcar e com o novo negócio pretende deter 15% do mercado global de açúcar branco até 2020.

“Para implementar esse projeto, a Tereos vai contar com ativos fortes: suas instalações industriais competitivas ao redor do mundo, a sua excepcional capacidade de suprimento e a excelente equipe comercial", disse o CEO da Tereos, Alexis Duval. O grupo possui fabricação de açúcar e etanol consolidada na Europa e no Brasil - duas das regiões mais competitivas do mundo para a produção de açúcar branco - e presença no leste da África.

“Com a reforma do regime de mercado de açúcar em 2017, a União Europeia estará livre para exportar para um mercado global em expansão que cresce a uma taxa anual de 2 a 3%, impulsionada pelos países emergentes”, afirmou a empresa em comunicado. Na Europa, a Tereos opera 12 fábricas de açúcar e conta 12 mil produtores cooperados.

O executivo britânico Patrick Dean encabeçará o negócio de comercialização e distribuição de açúcar. Dean já atuou na Tate&Lyle em Londres e Bangkok, foi chefe do comércio de açúcar branco na Louis Dreyfus e, mais tarde, foi responsável pela distribuição mundial de açúcar do mesmo grupo.

novaCana.com