PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Açúcar: Mercado

Oferta de açúcar cristal segue limitada, indica Cepea


Cepea/Esalq - 23 abr 2013 - 12:26
Cepea - Usinas paulistas têm retomado a moagem de cana-de-açúcar devido ao clima favorável nos últimos dias, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As unidades produtoras continuam, no entanto, priorizando a produção de etanol e de açúcar VHP, sendo este destinado quase que totalmente ao mercado externo. Dessa forma, a oferta do açúcar cristal segue limitada.

Nesse cenário, conforme levantamentos do Cepea, os preços do cristal no spot paulista têm registrado novas altas, também influenciados pela demanda, que esteve mais aquecida para pronta entrega. Na segunda, dia 22, o Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq (mercado paulista), cor (ICUMSA) entre 130 a 180, fechou a R$ 45,62/saca de 50 quilos, aumento de 3,35% em relação à segunda-feira anterior, dia 15.

Preterido, açúcar cristal sobe mesmo com retomada da moagem

Reuters - O tempo seco no interior de São Paulo tem ajudado nos trabalhos de colheita da cana-de-açúcar, e as usinas estão priorizando a produção de etanol e açúcar VHP (very high polarization, destinado à exportação) e preterindo o açúcar cristal, que registrou alta na última semana, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira.

A oferta do açúcar cristal segue restrita, principalmente do açúcar com coloração ao redor de ICUMSA 150, e poucas usinas já oferecem o produto neste início de safra, o que proporciona maior controle da oferta de lotes remanescentes da safra 2012/13, disse o Cepea.

O Indicador CEPEA/ESALQ para o açúcar cristal, referência para o mercado paulista, ficou em 45,26 reais saca de 50 kg na sexta-feira, aumento de 3,9 por cento ante a semana anterior.

Os cálculos do Cepea mostram que, com a alta no mercado spot paulista, a venda interna do açúcar remunerou 5 por cento mais que a exportação. Em relação ao etanol, o açúcar cristal remunerou 7 por cento a mais que o anidro e 9 por cento acima do hidratado na última semana.

Gustavo Bonato

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE


x