BASF
Açúcar: Mercado

Nestlé cria método para fazer chocolate sem usar açúcar

A empresa patenteou uma técnica que transforma a polpa de cacau em um pó que contém um adoçante natural


Revista Época - 17 jul 2019 - 08:17

A Nestlé encontrou uma forma de usar os restos do cacau como um adoçante natural em uma forma de atender à demanda dos consumidores por alimentos mais naturais e saudáveis. A empresa patenteou uma técnica que transforma a polpa que envolve os grãos de cacau em um pó que contém açúcar natural. Até hoje, essa polpa era descartada.

Ainda neste ano, a multinacional suíça pretende começar a vender o Kit Kat meio amargo no Japão com o chocolate produzido dessa forma, segundo a Bloomberg. No futuro, o processo pode ser usado para produzir também chocolate ao leite e branco, afirma Alexander von Maillot, chefe de confeitaria da Nestlé.

A expectativa é levar o produto a outras marcas e países a partir do ano que vem. “Com a técnica da polpa, produzimos um chocolate mais premium”, diz von Maillot. “O açúcar é um ingrediente barato”.

Foram necessários três anos de pesquisa para encontrar uma forma de alterar a estrutura do açúcar da polpa do cacau e usá-lo como adoçante. A indústria de alimentos e bebidas tem sido pressionada por consumidores e governos, que buscam alternativas mais saudáveis em meio às crescentes taxas de obesidade e diabetes.