Açúcar: Mercado

Mercado de açúcar escapa do coronavírus e interesse na commodity atinge recordes

Perspectiva de déficit torna açúcar o mercado agrícola de melhor desempenho em 2020; preocupações a respeito do fornecimento aumentam a volatilidade


Bloomberg / novaCana.com - 05 fev 2020 - 09:41

Com a maioria dos preços das commodities em colapso em meio aos temores de coronavírus, o açúcar se destaca por sua performance graças às previsões de um déficit global.

As preocupações com o fornecimento estão aumentando, já que o clima adverso ameaça as colheitas em Paquistão, Índia, Tailândia, China, Estados Unidos e México. Os investidores estão percebendo o quadro e entrando acelerados no mercado da commodity agrícola com o melhor desempenho deste ano.

O contrato em aberto, uma medida das negociações em andamento no açúcar, atingiu um recorde. Os gerentes de investimentos têm registrado apostas líquidas em alta por sete semanas consecutivas, a maior sequência desde 2017. A volatilidade está aumentando e a dispersão entre os valores dos contratos futuros, também.

Há uma chance de a emoção continuar. O Citigroup recentemente aumentou sua previsão de preço para o adoçante em cerca de 10%, enquanto também previa um déficit global maior, de acordo com um relatório datado de 2 de fevereiro.

Os contratos futuros de açúcar bruto em Nova York saltaram 11% em 2020, atingindo 14,89 centavos de dólar por libra-peso na segunda-feira. Os preços foram pouco alterados na terça-feira.

Veja a seguir para onde os traders estão direcionando suas atenções.

Contrato em aberto

O contrato em aberto nos futuros de Nova York atingiu 1,19 milhão de negociações em 31 de janeiro, um recorde histórico segundo os dados mais recentes da ICE Futures nos EUA.

Ao mesmo tempo, os investidores estão com o maior otimismo em três anos, com perspectivas compradoras para o açúcar, apontam dados do governo dos EUA.

acucar mercado 1 contratos

Volatilidade

A volatilidade implícita no mercado de açúcar está aumentando. A medida, derivada da negociação de opções, subiu para o nível mais alto desde 2018.

Os ganhos de volatilidade podem atrair traders que lucram com as oscilações de preços.

acucar mercado 2 volatilidade

Spreads brutos

O déficit de oferta projetado elevou o prêmio do açúcar branco sobre o adoçante bruto ao valor mais alto em quase 17 meses, melhorando a lucratividade das usinas.

Enquanto isso, nas negociações de Nova York, o açúcar bruto de março de 2020 passou a ter um prêmio em relação aos preços de maio, atingindo a maior diferença entre o preço futuro e o atual desde que os dados dos contratos começaram, em 2017. Esta condição do mercado pode sinalizar um aperto no fornecimento a curto prazo.

acucar mercado 3 spread

Petróleo

Para o mercado, os preços do açúcar se separaram dos movimentos do petróleo este ano. O adoçante às vezes acompanha o mercado de energia porque os custos mais baixos do petróleo podem pressionar o etanol, o que, por sua vez, estimula as usinas de cana no Brasil a produzirem mais açúcar em vez do biocombustível.

Este ano, o açúcar conseguiu se recuperar, apesar da queda no petróleo.

“É surpreendente que o açúcar bruto atualmente seja capaz de resistir completamente ao impacto negativo das fortes quedas nos preços do petróleo”, disseram analistas do Commerzbank em relatório. “A expectativa de aumento de preços parece firmemente ancorada”.

Usinas brasileiras de cana

Mesmo que o mercado brasileiro de etanol esteja sob pressão, os traders não parecem muito preocupados que as usinas de cana vão se apressar para produzir mais açúcar. Em parte, isso ocorre porque as empresas podem gerar dinheiro imediato com a venda de biocombustível, enquanto há uma espera de até 45 dias para exportar o adoçante.

Além disso, enquanto os preços do petróleo caíram, os custos brasileiros da gasolina permaneceram relativamente estáveis, permitindo que o etanol seguisse competitivo.

Inclusive, mesmo que os preços da gasolina caiam para os consumidores, isso não seria tão negativo para o mercado de etanol, disse o presidente da SCA Trading, Martinho Ono, por telefone. “Isso restringiria a demanda de etanol, equilibrando o mercado, já que os estoques de biocombustíveis estão um pouco apertados”, disse.

acucar mercado 4 brasil

Marvin G Perez, Fabiana Batista e Manisha Jha
Com apoio de Michael Roschnotti; tradução novaCana.com