BASF
Açúcar: Mercado

Volume equivalente a 15% do excedente estimado de açúcar tem produção controversa


novaCana.com - 14 jan 2014 - 10:15 - Última atualização em: 14 jan 2014 - 15:42

Até o dia 20 de dezembro o Brasil havia produzido 33,974 milhões de toneladas de açúcar, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). No entanto, o volume tomado como oficial pelo mercado não corresponde aos dados obtidos e divulgados pelo Ministério da Agricultura (Mapa), e mais: a diferença equivale a pouco mais de 15% do excedente estimado pela Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês), de 4,5 milhões de toneladas.

As 677 mil toneladas a mais registradas pela Unica correspondem ainda a 1,4% da produção total do Brasil nesta safra, volume suficiente para satisfazer a necessidade de açúcar de 150 milhões de brasileiros por um mês, e a quase quatro vezes o volume perdido pela Copersucar no incêndio que atingiu armazéns da empresa no Porto de Santos em outubro passado. Em outras palavras, a diferença é significativa o suficiente para mexer com os preços da commodity, bastante sensíveis a qualquer variação no mix de produção e nas perspectivas de fabricação do produto.

O portal novaCana ouviu o Mapa e a Unica e analisou as diferenças quinzenais, estaduais e de metodologia entre os dados das últimas quatro safras para encontrar onde pode estar o problema.

E mais:
- Gráficos e tabelas interativas com as diferenças das últimas quatro safras
- O recorde significativo desta safra

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail