PUBLICIDADE
boletim boletim
Açúcar: Mercado

Czarnikow prevê déficit mundial de açúcar em 2014/15 de 500 mil t


Agência Estado - 09 jul 2014 - 16:34

O mercado global de açúcar deve registrar um déficit de 0,5 milhão de toneladas na safra 2014/15, que se inicia em outubro, conforme a primeira projeção da corretora britânica Czarnikow para o próximo ciclo. São estimados um consumo de 183,8 milhões de toneladas e uma produção de 184,3 milhões de toneladas de açúcar. O déficit de 0,5 milhão de toneladas é alcançado por conta da perspectiva de um desperdício de 1 milhão de toneladas.

'Apesar dos preços baixos e da pressão sobre as margens dos produtores, ainda devemos ver um aumento de produção. Mas espera-se um déficit por causa do crescimento consistente da demanda', disse o analista sênior da corretora, Stephen Geldart.

Para a chefe de análises da Czarnikow no Brasil, Ana Carolina Ferraz, a maior variável para o ciclo 2014/15 será o mix de produção no País, principal produtor mundial de açúcar e segundo maior de etanol. Por enquanto, o cenário é de equilíbrio, mas pode pender para o lado do biocombustível caso os preços do açúcar continuem a cair, o que elevaria ainda mais o déficit.

Enquanto isso, para 2013/14 a expectativa é de que a temporada se encerre com estoques com 2,9 milhões de toneladas de açúcar. Fonte: Dow Jones Newswires.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x