Açúcar: Mercado

[Cepea] Preço do açúcar no mercado spot paulista recupera vantagem sobre exportações


Cepea/Esalq - 30 mar 2021 - 09:57

A demanda por açúcar no mercado à vista paulista segue restrita, por conta da proximidade da nova safra 2021/22 e pelo fato de algumas cidades de São Paulo terem decretado medidas de isolamento para conter a pandemia da covid-19, afirmam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.

Do lado da oferta, os pesquisadores do Cepea indicam que usinas seguiram limitando a disponibilidade de açúcar neste final de entressafra. Nesse cenário, os preços internos do açúcar cristal estiveram firmes no mercado spot de São Paulo nos últimos dias.

No balanço da semana de 22 a 29 de março, o Indicador Cepea/Esalq, cor Icumsa de 130 a 180, mercado paulista, subiu 1,4%, fechando a R$ 108,12 por saca de 50 kg.

Já na Bolsa de Nova York, as cotações do demerara caíram, pressionadas por aumento de posições vendidas, o que, por sua vez, pode estar atrelado ao maior número de casos de covid-19 na Europa.

Além disso, medidas restritivas no Brasil podem limitar a procura doméstica por etanol e levar usinas nacionais a produzirem mais açúcar em detrimento do etanol. Esse comportamento fez com que os preços internos do cristal recuperassem a vantagem sobre as exportações, cenário que não era observado desde a segunda semana de fevereiro, segundo o Cepea.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail