PUBLICIDADE
ARMAC
Açúcar: Importação

Após importação recorde da China, cotação do açúcar cai, aponta a ISO


Agência Estado - 09 dez 2013 - 18:27 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Após dois meses seguidos de alta dos preços, o mercado mundial de açúcar voltou a registrar queda em novembro. Levantamento da Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) mostra que o preço médio no mês passado ficou em 17,68 centavos de dólar por libra-peso, menos que os 18,66 centavos registrados em outubro. Em relatório, a entidade destaca a ação dos fundos de investimento que influenciaram preços em novembro e a presença da China no mercado importador, que comprou volume recorde em outubro.

'A fraqueza do mercado de açúcar bruto a partir da segunda quinzena de outubro pode ser em parte atribuída à atividade dos hedge funds em Nova York. De acordo com dados recentes, entre 29 de outubro e 26 de novembro, esses investidores reduziram sua posição comprada em mais da metade para apenas 73 mil lotes', diz o documento divulgado nesta tarde na capital britânica.

O açúcar branco também teve 'queda significativa' no mês passado, diz o levantamento da entidade. O indicador ISO de preço do açúcar branco caiu de US$ 485,95 (22,04 centavos por libra-peso) em 4 de novembro para US$ 466,85 a tonelada no último dia de novembro (21,18 centavos por libra-peso).

Apesar do recuo dos preços no mês passado, a entidade nota que os preços acabaram apresentando alguma sustentação, o que impediu a queda mais acelerada. 'O principal fator de sustentação foi a presença contínua da China no mercado como comprador de grande escala, mesmo com os estoques chineses aparentemente abundantes', diz a entidade.

Em outubro, a China importou recorde de 716 mil toneladas, principalmente sem refinamento. O recorde nas compras chinesas coincidiu com o período de alta recente do preço visto em setembro e outubro. Esse movimento, porém, pode ter sido um ponto fora da curva, já que a entidade prevê que a China importará 2,350 milhões de toneladas na safra 2013/2014, abaixo das 3,693 milhões de toneladas da safra anterior.


PUBLICIDADE BASF GIGA INTERNAS BASF GIGA INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x