Açúcar: Exportação

[Ranking] Em meio à queda nas exportações de açúcar, Louis Dreyfus aumenta compras

Em 2019, empresa negociou volume 74,5% maior na comparação anual e assumiu a liderança entre as maiores compradoras de açúcar brasileiro


novaCana.com - 06 abr 2020 - 10:07

Desde 2015, as tradings Alvean, joint venture entre Cargill e Copersucar, e Wilmar, companhia com quem a Raízen tem a joint venture RaW, alternavam a dianteira da comercialização do açúcar brasileiro. Porém, em 2019, o cenário mudou: a Louis Dreyfus tomou a frente do ranking, tendo comercializado 2,55 milhões de toneladas da commodity. Os dados são da agência marítima Williams Brasil.

O volume comercializado pela Louis Dreyfus – que atua no setor produtivo por meio da Biosev – representa um aumento de 74,53% ante 2018, quando negociou 1,46 milhão de toneladas de açúcar e ficou na quarta posição do ranking. Antes disso, sua melhor posição foi em 2014, quando obteve o terceiro lugar.

Mas, mesmo com a melhora nas exportações, a Louis Dreyfus vem enfrentando dificuldades. A empresa lançou, em novembro do ano passado, um plano de corte de custos e reorganização dos negócios por conta das dificuldades financeiras que enfrenta no mundo.

Além disso, o volume exportado pela empresa em 2019 foi bem menor que o registrado por outras detentoras do primeiro lugar na série histórica da Williams Brasil, de 2011 a 2018. A princípio, a dianteira era sempre ocupada por tradings que negociaram, pelo menos, 3,3 milhões de toneladas da commodity.

O resultado acompanha a diminuição no total exportado pelo Brasil. Ao longo do ano, o volume vendido de açúcar caiu 12,59% ante 2018. No total, 16,32 milhões de toneladas foram despachadas pelos portos brasileiros.

Confira, na versão completa:

- Ranking das 20 maiores compradoras de açúcar brasileiro em 2019
- Volumes mensais das dez maiores compradoras
- Evolução das cinco maiores compradoras entre 2011 e 2019
- Principais destinos do açúcar brasileiro – total e por compradora
- Histórico de envios de açúcar pelo Brasil
- Volumes exportados por porto


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR