BASF
Açúcar: Exportação

Ministra da Agricultura defende abertura dos EUA para açúcar brasileiro

Em encontro de lideranças na Casa Branca, Tereza Cristina falou em condicionar abertura do mercado brasileiro para etanol norte-americano à abertura dos Estados Unidos para o açúcar do Brasil


novaCana.com - 21 mar 2019 - 14:15

Representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na comitiva presidencial em visita aos Estados Unidos, a ministra Tereza Cristina apresentou demandas do setor sucroenergético durante reunião na Casa Branca.

Segundo o jornalista Heraldo Pereira, âncora do Jornal das 10, da Rede Globo, a ministra "foi um sucesso”. De acordo com ele, Tereza Cristina tomou a palavra para falar sobre um possível condicionamento da abertura do mercado brasileiro para o etanol americano à abertura dos Estados Unidos para o açúcar do Brasil.

“Surpreso diante da atitude, o presidente Donald Trump aceitou a sugestão, para espanto dos inflexíveis negociadores americanos. E não foi só isso: Trump se virou para a ministra da agricultura do Brasil e fez um elogio dizendo ‘gostei de você, viu?’”, relata.

Além disso, em entrevista ao comentarista Guga Chacra, também da Globo News, a ministra se posicionou a favor do Acordo de Paris, tendo a nova política de biocombustíveis (RenovaBio) como principal argumento.

“Eu sou defensora [do Acordo de Paris] porque o Brasil é um dos países que consegue cumprir”, afirmou a ministra, que continuou: “Nós temos um programa de descarbonização, o RenovaBio, no setor sucroalcooleiro, interessantíssimo. Nós temos uma pecuária em que o balanço de carbono é quase zero – se não for zero”.

novaCana.com